O funcionamento de um firewall

Sendo um agente de segurança de rede, o firewall trabalha para proteger o seu computador com bloqueios e impedimentos de dados. Mas, tudo isso acontece por meio de regras, que podem ser modificadas pelo usuário.

Em um modo mais restrito, o firewall pode até mesmo bloquear todo e qualquer tráfego de dados do computador ou da rede conectada, o que tornaria de fato este computador isolado de tudo.

Os firewalls podem também ser configurados para liberarem a maior parte dos tráfegos de rede, bloqueando apenas determinados dados, como conexões a serviço de contas de e-mail.

Assim, essa ferramenta pode atuar em duas frentes diferentes: liberar todo o tráfego e bloquear apenas determinados dados, ou bloquear tudo e liberar apenas o tráfego indicado.

Os tipos de firewall

O funcionamento do firewall pode acontecer de formas diferentes. O que definirá essas formas de trabalho são os critérios da empresa desenvolvedora, características específicas do que será protegido, tipo do sistema operacional, entre outros.

Com uma atividade tão complexa, é claro que teríamos diferentes tipos de firewall. Confira a seguir.

Filtragem de pacote

Primeiras soluções de firewall criadas. Têm uma metodologia simples e limitada, porém oferecem um nível de segurança aceitável.

Pode-se encontrar dois tipos de filtragem de pacote: filtros estáticos, que é o mais comum e simples; filtros dinâmicos, que consistem em uma filtragem de pacote mais evoluída.

Firewall de aplicação ou proxy

Popularmente conhecido como proxy, este tipo de firewall age como uma solução de segurança, intermediando a ligação de uma rede interna ou externa e o computador do usuário.

Deixe um comentário

Design a site like this with WordPress.com
Iniciar